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Qual o impacto da tecnologia na vida do jovem?

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juventude
comportamento
psicologia
saúde

Sobre o projeto

Se a tecnologia é a grande aliada dessa geração, na busca de informações e referências e na construção de extensas redes de contato, ela pode estar deixando, também, marcas nas emoções, saúde e comportamento.

E sua escola? Está preparada para lidar com esses novos desafios?

Ampliando a pesquisa realizada em 2018, com docentes e diretores de todo o Brasil, o Educacional convida sua escola a  participar deste projeto que visa investigar motivações e uso da tecnologia na saúde, comportamento, emoções e aprendizado do jovem mundial.

Vamos investigar as causas (determinantes comportamentais, sociais e emocionais) relacionadas ao uso mais pesado da tecnologia e eventuais impactos no comportamento e no processo de aprendizado com a finalidade de minimizar riscos e ampliar benefícios com o auxílio dessas mesmas tecnologias.

Ao final do projeto a sua escola terá um recorte individual permitindo um comparativo internacional e nacional.

Participe!

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar

hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Público

EF2 (8° e 9º Ano)
EM

Cronograma

Publicação: 15/03
Inscrições: 15/03 a 15/06
Etapa 1: 15/04 a 14/06
Etapa 2: 16/09 a 27/09
Etapa 3: 01/10 a 18/10
Resultado: Outubro