Escolha uma Página

Uma saborosa geografia do Brasil!

criatividade
culinária
regionalismo
gastronomia
cultura

Sobre o projeto

A identidade de diferentes regiões encontra na culinária um traço sempre marcante e, conhecer seus pratos mais típicos tem um papel importante tanto na construção da identidade cultural, de quem vive em um lugar, quanto para quem busca conhecer novos lugares.

Nossa região – comidinhas envolve escolas em um processo de produção e registro de receitas típicas brasileiras. Cada turma deve escolher, com o envolvimento de suas famílias, uma receita típica de sua região e produzir um material visual com o passo a passo de sua preparação, registrando áudios, imagens e vídeos a respeito do processo da receita e de sua experimentação.

O conjunto das turmas gerará um APP de receitas de pratos típicos, ampliando o valor e o alcance de um projeto que pode abrir novos horizontes geográficos, culturais e gastronômicos!

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Público

EI
EF1

Cronograma

1ª Edição
Publicação: 18/03
Etapa 1: 03/04 a 19/04
Etapa 2: 25/04 a 10/05
Etapa 3: 16/05 a 31/05
Resultados: 28/06

2ª Edição
Publicação: 05/08
Etapa 1: 19/08 a 06/09
Etapa 2: 11/09 a 27/09
Etapa 3: 04/10 a 25/10
Resultados: 08/11