Escolha uma Página

Juntos, podemos mudar vidas!

colaboração
ação social
empatia

Sobre o projeto

É na juventude que o desejo de mudar o mundo é mais latente. Cheios de ideias, com energia transbordando, mudar o mundo chega a ser um sonho que passa longe da utopia. Bem longe mesmo, pois cada vez mais jovens têm-se engajado no voluntariado e fazendo um pouco aqui e ali, transformam a sua realidade e a realidade dos outros.

A sua escola está preparada para esta mudança?  Você já pensou em transformar a vida de pessoas com a participação e o espírito empreendedor de seus jovens?

O Projeto MobilizAÇÃO, uma parceria entre  o Educacional e a TETO (reconhecida internacionalmente por realizar inúmeros trabalhos em comunidades em situação de vulnerabilidade espalhadas por toda a América Latina), propõe a estudantes do 8.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio desenvolver habilidades humanas, o caráter crítico, a responsabilidade social e a empatia com aqueles que enfrentam diferentes realidades.

Mobilizados, criaremos pontes colaborativas desenvolvendo inúmeras ações, entre elas a construção de casas para pessoas em situação de vulnerabilidade, possibilitando aos nossos alunos a participação nessa experiência pela criação de um mundo mais justo a fim de promover uma mudança significativa em várias famílias brasileiras.

Não fique de fora, mãos à obra!

Desenvolvimento

Etapa 1
Apadrinhando um projeto – Levantamento de dados sobre o projeto escolhido e definição de como será a mobilização escolar em prol dele.

Etapa 2
Mobilizando minha comunidade – Mobilização de alunos com o intuito de arrecadar fundos para viabilizar a construção da casa.

Etapa 3
Mão na massa – Construção de um lar para pessoas em situação de vulnerabilidade com o apoio da TETO.

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Público

EF2
EM

Cronograma

Publicação: 30/01
Inscrições: 30/01 a 30/03
Etapa 1: 05/04 a 26/04
Etapa 2: 03/05 a 28/06
Etapa 3*

* Há variações de datas de acordo com os estados escolhidos.

Ações 2019

  • Belo Horizonte – MG
    20/07 a 25/07
    12/10 e 13/10
    14/12 e 15/12
  • Curitiba – PR
    13/07 e 18/07
    19/10 e 20/10
    07/12 a 08/12
  • Rio de Janeiro – RJ
    20/07 a 25/07
    05/10 e 06/10
    07/12 e 08/12
  • Salvador – BA
    06/07 e 07/07
    21/09 e 22/09
    07/12 e 08/12
  • São Paulo – SP
    14/09 e 15/09
    19/10 e 20/10