Escolha uma Página

Uma proposta que não é de se jogar fora!

artes
sustentabilidade
ecologia
reciclagem

Sobre o projeto

Para onde vai o lixo que você produz ao longo do seu dia? Ao longo da sua semana? Ao longo de sua vida?

Ao responder a estas perguntas, começamos a dimensionar o problema do lixo em nossa sociedade e a importância de nossa autorresponsabilidade.

Desembalando o planeta nos permite um olhar crítico sobre a nossa relação com o ecossistema, propondo atividades motivantes e criativas que permitem trabalhar conteúdos, na perspectiva STEAM, baseados nos currículos já existentes de forma envolvente e significativa.

Cada turma discute a questão dos tipos de lixo, pesquisa a quantidade de lixo produzido nas suas casas e envolve-se em um processo de separação de lixo reutilizável. Com os resíduos sólidos são criados objetos de arte e brinquedos.

Todos estes dados serão contabilizados, permitindo o mapeamento da pegada ecológica das escolas envolvidas.

Desenvolvimento

Etapa 1
Desembalando minha casa e minha escola – Coleta e separação do lixo sólido.

Etapa 2
Contabilizando o nosso lixo – Quantificação do lixo sólido.

Etapa 3
Cuidando do meio ambiente e da saúde – Desenvolvimento de mostras artísticas com o intuito de reduzir o lixo, minimizando o impacto ecológico.

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Público

EF1
EF2

Cronograma

Publicação: 01/04

1ª edição
Inscrições: 01/04 a 12/04
Etapa 1: 17/04 a 26/04
Etapa 2: 02/05 a 17/05
Etapa 3: 22/05 a 01/06
Resultados: 05/06

2ª edição
Inscrições: 12/08 a 28/08
Etapa 1: 02/09 a 13/09
Etapa 2: 18/09 a 04/10
Etapa 3: 10/10 a 25/10
Resultados: 28/10