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Uma feira virtual para quem gosta de ciência de verdade!

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Sobre o projeto

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e no ambiente escolar ela pode assumir diferentes aplicações. Mas você já imaginou como a tecnologia pode ajudar os seus alunos a realizar uma pesquisa científica e, com isso, ainda ganhar destaque em âmbito nacional?

Desde 2007 vimos como o projeto Feira Virtual de Ciências enriquece o trabalho pedagógico de escolas que integram este momento em seu calendário, abrindo novas portas para a pesquisa e para o compartilhamento de experiências.

Este ano estamos lançando o Ciência com micro:bit, unificando duas tecnologias e permitindo um avanço STEAM na sua escola.

Além de oferecer a possibilidade de engrandecer seu projeto com kits Micro:bit, formaremos um espaço virtual que auxiliará o desenvolvimento de uma “pesquisa científica”, desmistificando conceitos acadêmicos, além da ampliação do calendário que permitirá às escolas utilizar como ferramenta complementar para enriquecer o trabalho da Feira de Ciências física já realizada na escola.

O vencedor será exposto na edição anual da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo na USP.

Desenvolvimento

Etapa 1
Discutindo o Micro:bit – Definição do objeto de pesquisa e do encaminhamento do trabalho.

Etapa 2
Discutindo os assuntos – Discussão sobre o tema abordado.

Etapa 3
Desenvolvendo Posters – Nesta etapa as equipes vão desenvolver sua pesquisa, registrar cada passo e também obter os resultados.

Etapa 4
Conhecendo e avaliando projetos – Conheça e avalie os melhores projetos.

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Público

EF2
EM

Cronograma

Publicação: 15/05
Inscrições: 15/05 a 01/08
Etapa 1: 07/08 a 27/08
Etapa 2: 28/08 a 14/09
Etapa 3: 18/09 a 28/09
Etapa 4: 03/10 a 19/10
Encerramento: 25/10