Escolha uma Página

Uma viagem à década em que o homem pisou na Lua.

jornalismo
fatos
notícia

Sobre a oficina

No dia 20 de julho de 1969, uma cápsula do tempo foi organizada com as informações deste dia. Ela será aberta no ano de 2019. Nela há um jornal com todas as referências do dia em que o homem pisou na lua!

O que você acha que está escrito nesse jornal? Quais fatos históricos que ocorreram há 50 anos atrás?

Nosso desafio consiste em desenvolver um jornal redigido individualmente, em duplas, em grupos maiores, ou até por turma, permitindo a simulação de uma redação de jornal, o que propicia uma distribuição de tarefas (pesquisa, produção de textos, reportagens, revisão, criação de títulos, etc.)

Cada jornal apresenta as mesmas seções – cultura, esportes, economia, humor, etc. –, mas é possível alterar tudo, inclusive os títulos de cada seção. Os textos podem ser ilustrados com imagens divididas em diferentes categorias. Este projeto pode tomar um formato interdisciplinar, promovendo uma experiência divertida, educativa, com muita colaboração, debate, pesquisa, imaginação e autoria!

Vamos embarcar nesta aventura de descobrimento rumo aos 50 anos de um grande passo para a humanidade!

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Público

EF1
EF2
EM

Cronograma

Publicação: 01/03

1º período:
Escrita até 10/05 – Entrega até 24/06

2º período:
Escrita até 01/07 – Entrega até 02/09

3º período:
Escrita até 08/09 – Entrega até 04/11

4º período:
Escrita até 23/09 – Entrega até 25/11