Escolha uma Página

Uma competição em que todos saem ganhando.

desafio
criatividade
lógica
matemática
olimpíada
raciocínio

Sobre a olimpíada

Chegando à 17.ª edição, a Olimpíada de Matemática continua mobilizando os alunos de todo o Brasil. Neste desafio, o que importa é o raciocínio lógico e a participação exige o uso da imaginação e da criatividade na elaboração de estratégias para responder às questões.

Estudantes que começam a participar sem acreditar em sua capacidade de fazer Matemática podem viver experiências de sucesso e de construção de autoconfiança, à medida que superam sucessivas fases. Essa superação pessoal é muito mais importante que o resultado final da Olimpíada. O clima de competição gerado abre espaço para discussões sobre a ética nas competições e sobre a necessidade de respeitar as regras.

Eleve seu raciocínio lógico ao quadrado, multiplique pela criatividade e participe deste desafio!

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Público

EF1 (a partir do 4º ano)
EF2

Cronograma

Publicação do regulamento: 04/02
Fase 1: 13/05 a 18/05
Fase 2: 03/06 a 08/06
Semifinal: 17/06
Final: 25/06
Resultado: 29/06