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Em vez de apenas jogar, que tal também criar um jogo?

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Sobre o clube

Os games movimentam mercados bilionários em todo o planeta e têm uma presença marcante na vida de muitos estudantes. Pesquisas mostram ganhos cognitivos para exploradores de universos intrínsecos aos games e também mostram, indubitavelmente, como podem ser educativas as experiências de programação de games, que abrem novas perspectivas sobre sua produção e favorecem o desenvolvimento de novas competências lógicas e simbólicas.

“Clube Gamer” é um concurso que busca oferecer a estudantes que “consomem” games uma enriquecedora experiência no mundo da criação de jogos. Ele é inteiramente voltado para a cultura da produção de jogos eletrônicos, de seu aspecto conceitual até o prático. Estudantes aprendem como jogos são feitos e quais habilidades exigem, mergulhando de cabeça no universo do desenvolvimento dessa nova forma de arte.

A nossa proposta é apresentar ferramentas que possibilitem ao aluno desenvolver, por meio da prática, a criação e o desenvolvimento de jogos.

O vencedor deste concurso ganhará a ida ao maior campeonato nacional de games do Brasil.

Quer participar? Aperte o Play e se inscreva!

Competências Desenvolvidas (BNCC)

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Público

EF1
EF2
EM

Cronograma

Publicação: 29/04
Encerramento: 20/09