Topo

Sobre o Programa de Atividades 2017

Este guia apresenta um resumo da programação de atividades do Educacional Projetos para o ano letivo de 2017. Explorá-lo ajudará sua escola a planejar o trabalho pedagógico incorporando recursos desafiadores e geradores de motivação, interação, criatividade e aprendizagem. As atividades estão divididas em cinco categorias principais:
  • Oficinas do Texto: experiências de coautoria de livros em parceria com grandes artistas. Textos produzidos em versões on-line transformam-se em exemplares impressos.
  • Projetos Colaborativos: metodologia exclusiva do Educacional para realizar projetos, em rede, pesquisando, produzindo e trocando materiais com turmas de todo o país.
  • Clubes: tarefas temáticas com envio de materiais que, ao fim das atividades, são organizados e disponibilizados para consulta.
  • Mostras Virtuais: releituras de obras de arte que estimulam a pesquisa e a criatividade e geram uma galeria virtual de resultados.
  • Concursos e Olimpíadas: com participação individual de estudantes de todo o país, um estímulo à imaginação, à arte, ao conhecimento e à competição saudável.
Uma inovação importante, que é experimentada pela primeira vez este ano, é a distribuição do conjunto das propostas ao longo de três eixos temáticos:
  • Eixo Comunicação e Linguagem
  • Eixo Investigação Matemática
  • Eixo Cidadania e Sustentabilidade
Cada um dos eixos reúne propostas de diferentes categorias (Oficinas do Texto, Projetos, etc.), e sua visualização oferece visão ampla de recursos ofertados para cada uma das três grandes áreas. A análise de um eixo abre novas perspectivas para planejar e efetivar enriquecimento curricular trabalhando temas e envolvendo competências cada vez mais relevantes cuja abordagem vem sendo cobrada das escolas. Também é apresentada, para cada eixo temático, uma sugestão de roteiro para explorar as diferentes propostas ao longo do ano, o que não implica em impor um modo único de exploração. Cada professor(a), cada equipe de coordenação pedagógica, deve ter total liberdade para explorar uma ou mais propostas da forma que julgar mais adequada ao seu cronograma, às suas prioridades e preferências.